quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Tesla é processada por propaganda enganosa

"A Tesla ainda não produziu nada que se aproxime de um carro totalmente autônomo", diz o processo.

Veículos da Tesla
Tesla é processada por enganar o público ao anunciar falsamente
seus recursos de Piloto Automático e Auto-Condução Completa

A Tesla está enfrentando uma ação coletiva que acusa o fabricante de carros elétricos de enganar o público ao anunciar falsamente seus recursos de Piloto Automático e Auto-Condução Completa (FSD).

A queixa, apresentada na quarta-feira no Tribunal Distrital dos EUA, no Distrito Norte da Califórnia, alega que a Tesla e seu CEO, Elon Musk, enganaram os clientes desde 2016, quando se comprometeram a equipar todos os carros com tecnologia de direção autônoma.

O autor do processo, Briggs Matsko, que pagou um valor de US$ 5.000 pelo Piloto Automático Aprimorado em seu Tesla Model X de 2018, diz que a Tesla anunciou sua tecnologia como totalmente funcional, apesar de saber que não funcionava ou era inexistente, e tornou os veículos inseguros.

O objetivo da empresa, segundo Matsko, era "gerar entusiasmo" sobre seus veículos, atrair investimentos, impulsionar as vendas, evitar falência, elevar os preços das ações e se tornar uma "empresa dominante no mercado" de veículos elétricos. "A Tesla ainda não produziu nada que se aproxime remotamente de um carro totalmente autônomo", diz ele.

O Departamento de Veículos Automotores da Califórnia (DMV) em julho se opôs à descrição da Tesla de seus recursos de piloto automático e FSD, apresentando duas queixas ao Escritório de Audiências Administrativas que afirmam que a Tesla "fez ou disseminou declarações que são falsas ou enganosas, e não baseadas em fatos" sobre suas capacidades de condução autônoma.

Um mês antes, a Administração Nacional de Segurança no Trânsito (NHTSA) expandiu sua investigação sobre acidentes relacionados ao piloto automático. No verão passado, a NHTSA abriu uma investigação sobre o piloto automático em resposta a 11 acidentes. Foi feita uma avaliação preliminar, ou nível um. Agora é o nível dois, o que significa que a NHTSA determinará "se um recall de segurança deve ser iniciado ou a investigação deve ser encerrada".

O processo busca indenizações não especificadas para pessoas que compraram ou alugaram veículos Tesla com recursos de piloto automático, piloto automático aprimorado e FSD desde 2016. Se bem-sucedido, pode levar à suspensão da licença da Tesla na Califórnia e a um grande pagamento aos clientes.

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Com informações da PCMag.

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