quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Telescópio Espacial Hubble captura duas galáxias espirais "sobrepostas"

Uma nova foto do icônico telescópio espacial da NASA captura duas galáxias espirais distantes "sobrepostas".

Galáxias SDSS J1115331 e LEDA 2073461
O Hubble fotografou duas galáxias, chamadas SDSS J115331 e LEDA 2073461, que estão localizadas a mais de 1 bilhão de anos-luz de distância da Terra e parecem se sobrepor. (Crédito da imagem: ESA/Hubble & NASA, W. Keel)

As galáxias, chamadas SDSS J1115331 e LEDA 2073461, estão localizadas a mais de um bilhão de anos-luz da Terra. Embora a nova visão do Telescópio Espacial Hubble sugira que os dois corpos galácticos estão se fundindo, é apenas uma ilusão de ótica e as galáxias não estão realmente interagindo entre si, de acordo com uma declaração da Agência Espacial Europeia (ESA), que é parceira no observatório.

"Apesar de parecerem colidir nesta imagem, o alinhamento das duas galáxias é provavelmente por acaso — os dois não estão realmente interagindo", escreveram os funcionários da ESA no comunicado. "Apesar dessas duas galáxias não estarem sobrepostas, o Hubble já capturou uma variedade de galáxias realmente se interagindo."

O alinhamento casual das duas galáxias, como visto pelo Hubble, oferece uma visão impressionante da galáxia mais próxima com seus braços em espiral estendidos em ambos os lados.

A foto recente, que a ESA compartilhou em 5 de setembro, foi criada usando observações do projeto Galaxy Zoo da agência espacial. Esta iniciativa baseada em ciência cidadã começou em 2007 para classificações de galáxias com centenas de milhares de participantes.

"Esses voluntários classificam imagens de galáxias feitas por telescópios robóticos e são frequentemente as primeiras a colocar os olhos em um objeto astronômico", escreveram os funcionários da ESA no comunicado.

Na verdade, voluntários do projeto Galaxy Zoo ajudaram a descobrir variados tipos de objetos cósmicos interessantes, desde galáxias espiraladas incomuns de três braços até galáxias de anel em colisão. Os alvos escolhidos para mais estudos pelo Hubble são selecionados por votação pública, de acordo com o comunicado.

Com informações da Space.com.