terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Avião supersônico 'silencioso' X-59 da NASA está no Texas para testes estruturais

O avião X-59 Quiet SuperSonic Technology da NASA
O avião X-59 Quiet SuperSonic Technology da NASA passa por testes de estresse estrutural em uma instalação da Lockheed Martin em Fort Worth, Texas. Créditos: Lockheed Martin

Um avião supersônico silencioso projetado e construído pela NASA para inaugurar uma nova era de viagens aéreas super-rápidas fez um 'pitstop' no Texas para realizar testes estruturais cruciais antes de um voo de estreia no final deste ano.

O X-59 da NASA fez a troca entre as instalações da Lockheed Martin no final de dezembro, movendo o avião entre Palmdale, Califórnia e Fort Worth, Texas, para aproveitar equipamentos especializados disponíveis e garantir que a aeronave não enfrentará muito estresse no ar.

"Teria sido caro e demorado projetá-los e construí-los do zero em Palmdale", disse Mike Buonanno, engenheiro aeroespacial da Lockheed Martin que é o líder do projeto X-59, em um comunicado da NASA em 11 de fevereiro.

"Em Fort Worth, eles têm a instalação perfeita com uma sala de controle completa e todos os equipamentos de suporte necessários para fazer esses testes de forma muito eficiente", acrescentou Buonanno. O equipamento de teste foi feito para o F-16, de nariz mais curto, então, foram feitas modificações rapidamente e agora o avião supersônico X-59 está sendo avaliado em três métricas diferentes.

Aviões supersônicos são muito rápidos no ar, mas existe o problema com ruído e vibrações. Os estrondos sônicos ocorrem à medida que o avião excede a velocidade do som, produzindo ruído considerável e, na pior das hipóteses, causando quebra de vidro e outros danos aos edifícios próximos.

Por exemplo, o boom supersônico produzido pelo icônico Concorde, que se aposentou em 2003 depois de fornecer serviço comercial para passageiros por uma geração, atingia 105 decibéis, tão alto quanto um trovão próximo.

A NASA está procurando maneiras de voar rápido sem causar esse estresse ambiental. O X-59 não deve ser mais barulhento do que uma porta de carro batendo a 6 metros de distância, disse a agência.

Mas o avião terá que ser construído para fazer voo supersônico, no entanto. No Texas, os engenheiros buscam calibrar os sensores, entender o estresse na estrutura da aeronave durante o voo e comparar os resultados com os modelos de computador que fizeram as previsões de desempenho do X-59.

Os engenheiros precisarão ser particularmente cuidadosos com o X-59, pois é um único protótipo de um sistema muito caro, que foi outra razão pela qual eles aproveitaram as instalações no Texas.

"Há todos os tipos de recursos de segurança incorporados nos testes para que, se algo que não queremos que aconteça, tudo seja detectado, tudo se desligue e tudo vá para uma posição segura", disse Walter Silva, cientista sênior do Centro de Pesquisa Langley da NASA, que lidera as estruturas da agência para o X-59.

O programa completou 80% dos testes estruturais até a última semana de janeiro, com tudo indo bem até agora, informou a NASA. Não há um cronograma firme para completar os testes, mas o programa planeja fazer a calibração do tanque de combustível, e então um eventual retorno a Palmdale para instalar todos os sistemas e subsistemas restantes.

O primeiro teste de voo é esperado para o final de 2022 no deserto da Califórnia.

Visão panorâmica do avião X-59 Quiet SuperSonic Technology da NASA
Esta visão panorâmica do avião X-59 Quiet SuperSonic Technology da NASA mostra a aeronave em uma instalação de teste da Lockheed Martin em Fort Worth, Texas.Créditos: Lockheed Martin

Com informações da Space.com e NASA

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