sexta-feira, 1 de abril de 2022

Telescópio espacial Hubble registra a estrela mais distante já vista

Estrela Earendel

O Telescópio Espacial Hubble da NASA estabeleceu um novo recorde: detectou a luz de uma estrela que existia nos primeiros bilhões de anos após o nascimento do universo no Big Bang – a estrela individual mais distante já vista até hoje.

A estrela recém-detectada está tão longe que sua luz levou 12,9 bilhões de anos para chegar à Terra, aparecendo para nós como quando o universo tinha apenas 7% de sua idade atual. Os menores objetos vistos anteriormente a uma distância tão grande são aglomerados de estrelas, incorporados dentro das galáxias primitivas.

Normalmente, a essas distâncias, galáxias inteiras parecem pequenas manchas, com a luz de milhões de estrelas se misturando. A estrela, agora nomeada de Earendel, só foi possível de ser registrada pelo Hubble graças ao efeito conhecido como "lente gravitacional".

Earendel existiu há tanto tempo que pode não ter tido todas as mesmas matérias-primas que as estrelas ao nosso redor hoje.

Estima-se que Earendel tem pelo menos 50 vezes a massa do nosso Sol e milhões de vezes mais brilhante, rivalizando com as estrelas massivas mais conhecidas.

A estrela será observada pelo Telescópio Espacial James Webb da NASA. Com a alta sensibilidade do Webb à luz infravermelha poderá ser confirmado que Earendel é de fato uma estrela, bem como medir seu brilho e temperatura.

A composição de Earendel será de grande interesse para os astrônomos, porque se formou antes que o universo fosse preenchido com os elementos pesados produzidos por sucessivas gerações de estrelas massivas. Se os estudos descobrirem que Earendel é composto apenas de hidrogênio primordial e hélio, será a primeira evidência de que ela é uma das primeiras estrelas nascidas após o Big Bang.

Com informações da NASA