terça-feira, 8 de março de 2022

Sonda Psyche da NASA recebe enormes matrizes solares para sua viagem a asteroide rico em metal

Uma das duas matrizes solares da nave psyche da NASA é implantada com sucesso na famosa sala limpa High Bay 2 da JPL. As matrizes gêmeas alimentarão a espaçonave e seus instrumentos científicos durante uma missão ao cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. Créditos: NASA/JPL-Caltech

Com suas matrizes solares instaladas, a espaçonave está perto de sua configuração final antes do lançamento planejado para agosto.

A missão Psyche da NASA está quase pronta para uma viagem de 2,4 bilhões de quilômetros movido a energia solar para um misterioso asteroide rico em metal de mesmo nome. Matrizes solares gêmeas foram anexadas ao corpo da espaçonave, desdobradas longitudinalmente, e depois restauradas. Este teste aproxima a nave da conclusão antes do lançamento em agosto.

"Ver a espaçonave totalmente montada pela primeira vez é uma grande conquista. Dá muito orgulho", disse Brian Bone, que lidera as operações de montagem, teste e lançamento da missão no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA no sul da Califórnia. "Esta é a verdadeira parte divertida. Você está sentindo tudo se encaixando. Você sente a mudança de energia".

Este vídeo mostra a implantação dos três painéis centrais em uma das matrizes solares gêmeas de 11,3 metros de comprimento na espaçonave Psyche da NASA. Por serem tão longas, apenas uma matriz de cada vez pode ser implantada na sala limpa High Bay 2 da JPL. Créditos: NASA/JPL-Caltech.

Com 75 metros quadrados, as matrizes solares de cinco painéis e em forma de cruz são as maiores já instaladas no JPL, que construiu muitas naves espaciais ao longo das décadas. Depois de um cruzeiro movido a energia solar de 3 anos e meio, a nave chegará em 2026 ao asteroide Psyche, considerado extraordinariamente rico em metal. A espaçonave passará quase dois anos fazendo órbitas cada vez mais próximas do asteroide para estudá-lo.

Aventurar-se no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, longe do Sol, apresenta desafios para esta missão, que adaptou tecnologia padrão de satélite comercial em órbita da Terra para uso no frio e no escuro do espaço profundo. Perto da Terra, as matrizes solares geram 21 quilowatts – eletricidade suficiente para abastecer três ou quatro casas médias dos EUA. Mas na Psyche, elas produzirão apenas cerca de 2 kilowatts – suficientes para pouco mais do que um secador de cabelo.

A tecnologia subjacente não é muito diferente dos painéis solares instalados em uma casa, mas os da Psyche são hipereficientes, leves, resistentes à radiação e capazes de fornecer mais energia com menos luz solar, disse Peter Lord, diretor técnico da Psyche na Maxar Technologies em Palo Alto, Califórnia, onde as matrizes solares e o chassi de propulsão elétrica foram construídos. "Essas matrizes são projetadas para funcionar em condições de baixa luminosidade, longe do Sol", acrescentou.

Antes de um teste de implantação em uma sala limpa na JPL, os engenheiros examinam uma das duas matrizes solares da Psyche. As matrizes são dobradas e armazenadas com o chassi, como mostrado aqui, antes do lançamento e, em seguida, implantados em voo. Créditos: NASA/JPL-Caltech.

Após a instalação e implantação bem-sucedidas dos três painéis centrais dentro de uma sala limpa na JPL, as matrizes da Psyche foram dobradas de volta contra o chassi e armazenadas para testes adicionais da nave espacial. As matrizes retornarão à Maxar, que possui equipamentos especializados para testar a implantação dos dois painéis cruzados perpendiculares. Em breve, as matrizes se reunirão com a espaçonave no Centro Espacial Kennedy da NASA na Flórida e guardadas para o lançamento do Cabo Canaveral.

Cerca de uma hora após o lançamento, as matrizes serão implantadas e colocadas no lugar em um processo que levará 7 minutos e meio (cada matriz). Eles então fornecerão toda a energia para a viagem ao asteroide Psyche, bem como a potência necessária para operar os instrumentos científicos: um magnetômetro para medir qualquer campo magnético que o asteroide possa ter, imagens para fotografar e mapear sua superfície, e espectrômetros para revelar a composição dessa superfície. As matrizes também alimentam a demonstração de tecnologia de comunicações ópticas do espaço profundo que testará comunicações a laser de alta taxa de dados.

O que esses instrumentos transmitirem aos cientistas vai ajudá-los a entender melhor o misterioso asteroide. Uma possível explicação para o conteúdo de metal extraordinariamente alto do asteroide é que ele se formou no início da história do nosso sistema solar, seja como material de núcleo remanescente de um planetesimal – um dos blocos de construção de planetas rochosos – ou como material primordial que nunca derreteu. Esta missão tem como objetivo descobrir e ajudar a responder perguntas fundamentais sobre o núcleo metálico da Terra e a formação do nosso sistema solar.

Mais Sobre a Missão

A Universidade Estadual do Arizona lidera a missão Psyche. A JPL, que é gerenciada pela NASA e pela Caltech em Pasadena, Califórnia, é responsável pela gestão geral da missão, engenharia de sistemas, integração, testes e operações da missão. Maxar está fornecendo o chassi da nave de propulsão elétrica solar de alta potência. Psyche foi selecionada em 2017 como a 14ª missão sob o Programa de Descoberta da NASA.

Para obter mais informações sobre a missão Psyche da NASA, acesse: http://www.nasa.gov/psyche e https://psyche.asu.edu/