segunda-feira, 4 de outubro de 2021

O que fazer se o seu computador travar

Windows travando

Se o seu computador ficou muito lento ou parou de responder, siga estas dicas de como se recuperar do problema e evitar que aconteça novamente.

Espere alguns minutos

Se você estiver executando uma tarefa que exige muito da CPU, às vezes as coisas param por um momento, fazendo você pensar que seu computador está travado, mesmo que não esteja. Aguarde alguns minutos para atualizá-lo e terminar o que está fazendo.

Você ficaria surpreso em quantas vezes isso realmente funciona, especialmente se for uma ocorrência aleatória (e não um problema crônico).

"Mate" o programa ofensivo

Se o Windows não se recuperar (ou começar a travar novamente depois de se recuperar), é hora de usar o velho: Ctrl + Alt + Del. Clique nesta combinação no teclado e escolha a opção Gerenciador de Tarefas para ver uma lista de programas em execução.

Gerenciador de Tarefas do Windows

Se algum deles não estiver respondendo, selecione-o e clique no botão Finalizar Tarefa. Se você estiver lidando com um incidente isolado, isso pode ser tudo que você precisa fazer. Seu sistema operacional deve voltar à normalidade assim que você fechar o programa, e você pode reiniciá-lo para continuar seu trabalho.

Se o seu computador sempre travar quando o programa está em execução, você pode precisar desinstalá-lo e encontrar uma alternativa. Se o programa é tão "pesado" que o computador está ficando sem recursos, você pode até precisar atualizar seu hardware.

Verifique o gerenciador de tarefas do seu navegador

Às vezes, seu computador está funcionando bem, mas seu navegador fica preso em uma determinada página. E quando muito do que fazemos nos computadores está confinado ao navegador, parece que todo o seu computador está travando, quando pode ser apenas a página em que você está. Nesses cenários, o Gerenciador de Tarefas do Windows pode dizer que seu navegador não está respondendo, mas se você quiser mais informações sobre o motivo, precisa ir mais fundo.

Gerenciador de Tarefas do Chome

No Chrome e no Edge, pressione Shift + Esc para ver o gerenciador de tarefas do navegador. No Firefox, você pode clicar no botão de menu e ir para Mais ferramentas > Gerenciador de tarefas. Isso mostrará os diferentes processos em execução no seu navegador, fornecendo algumas informações sobre qual página ou extensão pode estar travada ou usando muita CPU e memória.

Você também pode ter um conflito com uma extensão, então tente desabilitar qualquer extensão do navegador para ver se isso resolve o problema.

Reinicie e tente novamente

Se você não consegue nem abrir o Gerenciador de Tarefas, então seu computador está realmente travado e a única maneira de colocá-lo em funcionamento novamente é uma reinicialização a "frio". Pressione e segure o botão liga/desliga até que o computador desligue e, em seguida, pressione o botão liga/desliga novamente para inicializar do zero.

Se você estava trabalhando em algo importante quando o travamento aconteceu, você poderá recuperá-lo, dependendo do programa e de como ele trata os documentos não salvos. Por exemplo, os programas Microsoft Word, Excel e PowerPoint salvam automaticamente os backups enquanto você trabalha e, muitas vezes, você pode recuperá-los na próxima vez que abrir o programa. Você também pode navegar para Arquivo > Informações > Gerenciar Documento > Recuperar documentos não salvos.

Não funcionará necessariamente todas as vezes, mas vale a pena tentar. Faça uma pesquisa em qualquer programa que travou para ver se ele tem um recurso semelhante. Se não, infelizmente, você terá que fazer esse trabalho novamente.

Verifique o monitor de confiabilidade

Se você ainda não consegue identificar a causa dos travamentos, você terá que resolver alguns problemas extras. Nessas situações, recomendo verificar o Monitor de Confiabilidade do Windows - é uma ferramenta de relatório de erros menos conhecida, enterrada nas configurações do Windows. Abra  Painel de Controle > Sistema e Segurança > Segurança e Manutenção > Monitor de Confiabilidade e clique na opção Exibir histórico de confiabilidade. Ou, simplesmente, pesquise por "Monitor de Confiabilidade" na barra de tarefas do Windows.

Monitor de Confiabilidade do Windows

Você verá um gráfico da confiabilidade do seu PC ao longo do tempo, com registros de falhas e outros problemas ao lado de atualizações e aplicativos recém-instalados. Se você encontrar um erro listado na mesma época em que o problema de travamento começou, o Monitor de Confiabilidade lhe dará a opção de visualizar detalhes técnicos ou verificar o banco de dados da Microsoft para obter uma solução para o problema. Esses detalhes podem ter alguns códigos de erro que você pode consultar para obter mais informações.

Se isso não ajudar, você também pode usar o gráfico para descobrir quais aplicativos ou atualizações foram instaladas antes do travamento começar. Se um novo programa ou atualização parece ser a causa, tente usar a Restauração do sistema para reverter seu computador a um estado anterior à instalação.

"Tela Azul da Morte"

Se o congelamento do seu computador for seguido pela triste Tela Azul da Morte, você poderá encontrar mais informações sobre a causa dos seus problemas. O código QR e o “Código de parada” na tela azul são pontos de partida para sua pesquisa, mas raramente dizem tudo.

Por isso é recomendável também verificar com o BlueScreenView , uma ferramenta gratuita que lê o “arquivo de despejo” que seu computador cria durante uma falha e o apresenta de uma forma um pouco mais amigável. Ainda é bastante técnico, mas você pode ver qual driver ou dispositivo causou o travamento, bem como outros códigos que você pode pesquisar para tentar encontrar o culpado.

Os desenvolvedores do BlueScreenView também têm várias outras ferramentas de diagnóstico de travamento e congelamento, como WhatIsHang e AppCrashView, que pode valer a pena tentar. Novamente, a Restauração do sistema pode ser útil aqui na tentativa de resolver o problema.

Reinstale todos os drivers recentes

Se você instalou algum novo hardware recentemente, tente desinstalar seus drivers (ou desinstalar os drivers do hardware antigo que você acabou de substituir) e veja se você não consegue resolver o problema. O software DDU ( Display Driver Uninstaller), em particular, é uma ótima ferramenta para drivers gráficos e de áudio que estão conflitantes.

DDU ( Display Driver Uninstaller)

Faça uma verificação de malware

Como acontece com todas as falhas do computador, nunca é demais fazer uma varredura de malware e ver se algo nefasto está causando seus problemas, especialmente se você não tiver feito isso há algum tempo. Pegue um scanner grátis como o Malwarebytes, deixe-o vasculhar seu disco rígido e veja se alguma coisa aparece.

Faça uma verificação no seu disco rígido

Uma unidade de disco rígido com defeito pode causar travamentos e outros problemas semelhantes, portanto, verifique também a integridade do disco rígido. Você pode fazer isso executando wmic diskdrive get model, status no prompt de comando.

Se essa ferramenta mostrar sua unidade como algo diferente de “OK”, isso pode ser a causa de seus problemas e você terá que substituir essa unidade.

Cuidado com o superaquecimento

O excesso de calor muitas vezes pode fazer com que seu computador trave, então se você ver esse problema aparecer repetidamente, talvez o superaquecimento seja o culpado. Instale um monitor de temperatura como o Core Temp, configure suas opções para mostrar a temperatura na área de notificação e arraste esse ícone para a barra de tarefas para que esteja sempre visível.

Core Temp

Na próxima vez que seu computador travar, você pode dar uma olhada rápida no ícone do Core Temp para ver se o calor pode ser o seu problema. Se a temperatura for de 90 graus Celsius ou mais, é quase certo que o computador está superaquecendo.

Verifique se o ventilador não está obstruído por poeira, talvez necessite de uma limpeza. Certifique-se de que o ventilador esteja realmente funcionando, você pode ter um rolamento com defeito e precisar substituir o ventilador.

Teste sua RAM

Memória ruim também pode ser a culpada de máquinas travadas, então se você suspeita que pode ter um pente de memória RAM com falha, é hora de executar alguns testes. Procure por "Diagnóstico de memória do Windows" na pesquisa da barra de tarefas. Ele irá reiniciar o seu computador e testar a sua memória, notificando se encontrar algum problema.

Teste de Memória do Windows

Se todos os testes derem certo, pode ser que você não tenha memória RAM suficiente. Pressione Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas na próxima vez que tiver problemas e clique na guia Desempenho. Se sua memória está esgotada, pode ser hora de atualizar o hardware.

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