sexta-feira, 16 de julho de 2021

Formula 1 lança novo carro para a temporada de 2022

Novo Formula 1 2022
Novo Formula 1 2022

A Fórmula 1 lançou ontem o novo carro para a temporada de 2022 no evento "F1 One Begins".

Com as novas alterações a Fórmula 1 pretende aumentar a competitividade e as ultrapassagens nas corridas.

Entre as principais mudanças estão:

  • Asa traseira menor;
  • novo design de nariz e asa dianteira;
  • roda de 18 polegadas;
  • volta das calotas nas rodas;
  • aumento da porcentagem de biocomponentes no combustível;
  • chassis que absorvem mais energia no momento das batidas.

Vamos dar uma olhada nas principais diferenças ...

ASA FRONTAL


Detalhe da asa frontal
Diferenças da asa frontal

A primeira diferença que você nota entre a asa dianteira 2021 e a asa 2022 é que elas têm uma forma completamente diferente, desde o alinhamento dos próprios elementos até a forma das placas terminais. A versão 2022 foi projetada para ser muito mais "neutra" do que a atual geração de designs altamente complexos, o que significa que é menos sensível aerodinamicamente quando um piloto está correndo atrás de outro carro e direciona o fluxo de ar de uma forma menos perturbadora.

Lembre-se, 'ar sujo' - o fluxo de ar fortemente interrompido saindo de um carro - é uma das principais razões pelas quais os pilotos lutam para seguir uns aos outros de perto, e é o principal desafio que os projetistas do carro 2022 tentaram enfrentar para garantir uma corrida aproximada .

Outra coisa que vai ajudar é o desaparecimento do chamado "vórtice Y250" - nome dado ao vórtice que sai das pontas internas da atual geração de flaps das asas dianteiras e afeta praticamente tudo por trás dele. Com as pontas internas agora efetivamente eliminadas, o desafio de controlar este vórtice - especialmente ao seguir outro carro, acabou.

RODAS E PNEUS


Diferenças nas rodas e pneus
Diferenças nas rodas e pneus

É fácil detectar a diferença aqui. Em 2022, a F1 irá mudar para rodas de 18 polegadas com pneus de baixo perfil, dando aos carros um visual contemporâneo e agressivo.

Outra diferença é a introdução de "calotas", que já eram usadas na F1, mas agora são obrigatórias para ajudar a manter o fluxo de ar limpo e limitar o que as equipes podem fazer em torno dos pneus aerodinamicamente. A introdução de "winglets" sobre rodas é outra solução para ajudar a manter o fluxo de ar limpo.

ASA TRASEIRA


Diferenças na asa traseira
Diferenças na asa traseira

Mais uma vez, quando se trata de forma, existem semelhanças mínimas entre a asa traseira 2021 e a versão 2022. Na verdade, a retenção do flap móvel do Sistema de Redução de Arrasto (DRS) na asa traseira é praticamente a única semelhança com o carro atual.

Visualmente, a asa traseira do 2022 é muito diferente, com suas "pontas superiores arredondadas" em vez de placas de extremidade retas e elementos inferiores adicionais. O novo design é especificamente para atrair a esteira aerodinâmica (o fluxo de ar saindo do carro) para cima e sobre o carro seguinte, em vez de diretamente para ele.

PISO


Diferença no piso
Diferença no piso

Pode parecer estranho comparar o piso de um carro de F1 com imagens de cima, mas desta vista você pode ver a diferença clara de formato entre os pisos de 2021 e 2022. Embaixo (não visível), o carro 2022 apresenta túneis sob o piso totalmente moldados, em vez do piso escalonado usado atualmente.

Essa mudança no formato do piso permitirá que as equipes criem grandes quantidades de força descendente por meio do efeito solo - força descendente que será menos impactada ao seguir outro carro - e, ao mesmo tempo, produzirá um fluxo de ar menos perturbador para o carro atrás.

CARROCERIA


Diferenças na carroceria
Diferenças na carroceria

Olhando para os dois carros de perfil, fica claro que o carro de 2022 é muito mais limpo, especialmente em torno da área de ambos os lados do "cockpit".

E fique de olho na volta das grelhas de saída de resfriamento da carroceria, que foram proibidas após 2008, mas estão permitidas novamente em 2022 e serão uma área livre para as equipes explorarem.

PESO

Não é algo que possamos imaginar, mas o peso dos carros está subindo 5%, de 752kg para 790kg. Por quê? Em primeiro lugar, as novas rodas são mais pesadas - no geral as quatro rodas e pneus são cerca de 14 kg mais pesados ​​do que em 2021. No entanto, dado que os novos pneus foram concebidos para serem menos sujeitos a sobreaquecimento, entre outras coisas, a maioria dos fãs concordaria que é um preço que vale a pena pagar.

O outro fator que afetou o peso do carro é o aumento dos requisitos de segurança, com a magnitude dos testes de colisão sendo aumentados para garantir que os pilotos estejam mais protegidos do que nunca.

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